Pedagogia Waldorf
A pedagogia waldorf, baseia-se na Antroposofia, desenvolvida por Rudolf Steiner, método de conhecimento que aborda o ser humano numa perspetiva física, vital, anímica e espiritual, mostrando como estas naturezas, absolutamente distintas entre si, atuam em constante inter-relação.
A primeira escola Waldorf surgiu em 1919 em Stutgard, Alemanha, na fábrica Waldorf Astória, que veio a constituir-se como a origem da designação da pedagogia.
A pedagogia Waldorf organiza-se por seténios (ciclos de 7 anos), que correspondem a ciclos de desenvolvimento do ser humano, enfatizando-se em cada ciclo as componentes mais adequadas para proporcionar esse desenvolvimento. Assumindo-se como uma pedagogia que proporciona o desenvolvimento integral e integrado da pessoa, privilegia o fazer, o sentir e o pensar.
É uma pedagogia presente em todo o mundo, com cerca de 2000 jardins de infância e mais de 1000 escolas em 64 países. Trata-se de um modelo que preconiza uma educação equilibrada da criança, que parte do seu desenvolvimento evolutivo. Educa-se para a globalidade da criança, equilibrando todas as suas capacidades, potencialidades e vontade, respeitando as suas etapas evolutivas.
Eis algumas razões pelas quais elegemos a pedagogia waldorf como a referência para a nossa casa:
1. Não antecipação de etapas no desenvolvimento da criança
Deixa-se as crianças serem crianças, respeita-se o seu ritmo, sem exigir competências cognitivas precocemente. Nos primeiros 6/7 anos não deve, ainda, ser convocada a componente cognitiva, uma vez que tal tem implicações negativas muito significativas no desenvolvimento do seu cérebro;
2. Utilização de brinquedos e materiais naturais
Os brinquedos utilizados são construídos com materiais naturais, não tóxicos e estimulam a imaginação das crianças (por exemplo, as bonecas não têm, intencionalmente, feições bem definidas, de modo a possibilitar à criança inaginar essas mesmas feições)
3. Aprendizagem por imitação na primeira infância
Ao contrário de orientar a criança para a realização de atividades, pressupõe-se que os educadores sejam o exemplo que as crianças imitam. As atividades são, por isso, desenvolvidas em conjunto.
4. Valorização da simplicidade, ordem, harmonia, ritmo e paz
Este é o ambiente que se vive num espaço de educação com inspiração waldorf. São reduzidos os fatores indutores de ansiedade e stress nas crianças, através de um ambiente que promova a tranquilidade e a harmonia.
5, Ênfase nas atividades manuais
O desenvolvimento físico e motor na primeira infância realiza-se através de atividades onde as crianças desenvolvem a sua destreza. Por isso, num espaço waldorf enfatizam-se as atividades que convoquem essas competências.
6. Contacto com a natureza
Tendo em conta que o processo educativo segue os ritmos da natureza, assume-se que ela é parte integrante do quotidiano das crianças, de forma real
Deixamos alguns links que permitem conhecer, de forma mais detalhada, a pedagpgia waldorf:
Vídeo sobre um jardim de infância waldorf
Lista de pessoas famosas que frequentaram escolas waldorf